Sobre ensinar e aprender!



Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Cora Coralina

Classificação dos verbos

CLASSIFICAÇÃO DOS VERBOS

Estes exercícios sobre a classificação dos verbos abordam as características dos verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos e abundantes.

Verbos regulares: o radical permanece o mesmo em toda a conjugação. Ex.: cantar.

Verbos irregulares: os radicais se alteram; as terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertencem. Ex.: ouvir (ouço, ouves, ouve, ouvimos, ouvis, ouvem).

Verbos anômalos: que apresentam mais de um radical ao serem conjugados. Ex.: ser e ir.

Verbos defectivos: não se apresentam em todas as flexões. Ex.: Eu #####; Tu aboles, Ele abole, Nós abolimos, Vós abolis, Eles abolem.

Verbos abundantes: apresentam duas ou mais formas equivalentes. Ex.: aceitar, aceitado, aceito.


 Questão 1 - “Acesas” é particípio adjetivo de “acender”, verbo chamado abundante, porque possui dupla forma de particípio (acendido e aceso). Em abundância, que é geralmente do particípio, em alguns verbos ocorre em outras formas. Assim, por exemplo, é o caso de:
a) coser           b) olhar            c) haver             d) vir              e) dançar


            Questão 2 - Considere (D) para verbos defectivos e (A) para abundantes e assinale a sequência correta:
·         ( ) destruir
·         ( ) ir
·         ( ) precaver-se
·         ( ) falir
·         ( ) haver
·         ( ) colorir
a) A, A, D, D, A e D.
b) A, A, A, D, D, e D.
c) A, D, A, D, A e D.
d) D, D, A, A, D e A.


·         Questão 3 - Das alternativas abaixo, a que apresenta o particípio irregular dos verbos expressar, tingir e enxugar é:
a) expressado, tinto e enxugado 
b) expresso, tingido e enxugado 
c) expressado, tingido e enxuto 
d) expresso, tinto e enxugado 
e) expresso, tinto e enxuto.

·         Questão 4 - Sobre os verbos defectivos, é correto afirmar:
I. Os verbos defectivos são aqueles que apresentam deficiência na sua conjugação, ou seja, por não apresentarem todas as formas verbais, não podem ser conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos.
II. Os verbos defectivos apresentam-se de acordo com o modelo de sua conjugação, sendo suas formas predizíveis graças às regras gerais de flexionamento.
III. Existem várias razões para que determinados verbos sejam classificados como defectivos, entre elas estão a eufonia e a significação. 
IV. Os verbos defectivos são aqueles que apresentam duas formas de mesmo valor. Em geral, essas formas são mais frequentes no particípio.
V. Quase sempre faltam as formas rizotônicas dos verbos defectivos. Chama-se rizotônica a forma verbal que tem a sílaba tônica no radical.
a) II e IV.         b) I, III e V.      c) I, II e V.       d) II, III e IV.    e) II e V.

Respostas:

·         Resposta Questão 1 - Alternativa “c”. Os verbos “coser”, “olhar”, “vir” e “dançar” não são considerados verbos abundantes, pois somente podem ser conjugados no particípio regular: “cosido”, “olhado”, “visto” e “dançado”. Já o verbo haver é considerado abundante porque admite as duas formas, havemos/hemos, muito embora não estejam no particípio (forma em que usualmente encontramos os verbos abundantes), mas sim no presente do indicativo. É importante ressaltar que a segunda forma, “hemos”, é pouco utilizada na língua portuguesa.

·         Resposta Questão 2 - Alternativa “a”.

·         Resposta Questão 3 - Alternativa “e”. Por serem classificados como verbos abundantes, os verbos expressar, tingir e enxugar apresentam duas ou mais formas.

·         Resposta Questão 4 - Alternativa “b”. II. Verbos regulares. IV. Verbos abundantes.