Sobre ensinar e aprender!



Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Cora Coralina

Exercícios - Modos e Tempos verbais


Exercícios – MODOS E TEMPOS VERBAIS

Os exercícios sobre verbos apresentarão as diferenças dos modos e dos tempos verbais, bem como sua relação com a concordância das orações.

Questão 1 - Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases:
I - Se nos ....... a fazer um esforço conjunto, teremos um país sério.
II - .......o televisor ligado, para te informares dos últimos acontecimentos.
III - Não havia programa que .......o povo, após o último noticiário.
a) propormos - Mantenha - entretesse
b) propusermos - Mantém - entretesse
c) propormos - Mantém - entretivesse
d) propormos - Mantém - entretesse
e) propusermos - Mantém – entretivesse

·         Questão 2 - Em todas as frases, os verbos estão na voz ativa, exceto em:
a) Ele, que sempre vivera órfão de afeições legítimas e duradouras, como então seria feliz!...
b) O quinhão de ternura que a ela pretendia, estava intacto no coração do filho.
c) Os dois quadros tinham sido ambos bordados por Mariana e Ana Rosa, mãe e filha.
d) E dizia as inúmeras viagens que tinha feito até ali; contava episódios a respeito do boqueirão.
e) Sobre a banca de Madalena estava o envelope de que ele tinha falado.

·         Questão 3 - Imagine a situação em que uma professora responda a seu aluno e que nessa resposta denote-se erro do emprego verbal. Identifique-o:
Professora, eu preciso fazer a lição de casa?
a) É preciso que você faça a lição.
b) Se você fizer a lição, tirará suas dúvidas sobre a aula.
c) Convém que você faça a lição.
d) Faça a lição sempre que solicitada.
e) É bom que você faz a lição de casa.

·         Questão 4 - Assinale a alternativa em que estão devidamente classificadas as seguintes formas verbais: “Chegando do trabalho, espero que já tenha terminado a lição de casa”.
a) futuro do subjuntivo, presente do subjuntivo
b) infinitivo, pretérito imperfeito do subjuntivo
c) infinitivo, presente do subjuntivo
d) gerúndio, pretérito perfeito do subjuntivo.
e) futuro do subjuntivo, pretérito perfeito do subjuntivo.

Respostas
·         Resposta Questão 1 - Alternativa “e”.
Na primeira oração, o verbo deve ser conjugado no futuro do modo subjuntivo, portanto, se nos propusermos. Na segunda oração, o verbo manter deve concordar com o pronome tu, portanto, deve ser conjugado na segunda pessoa do singular. Na terceira oração, o verboentreter deve ser conjugado no pretérito imperfeito do modo subjuntivo, concordando assim com o substantivo programa e com o tempo verbal determinado pela oração.


·         Resposta Questão 2 - Alternativa “c”. Nessa oração, o sujeito sofreu a ação praticada pelo verbo.


·         Resposta Questão 3 - Alternativa “e”. Na alternativa e, o verbo fazer deve ser conjugado no presente do modo subjuntivo, concordando assim com o pronome você. É bom que você faça a lição de casa.

Resposta Questão 4 - Alternativa “d”. O verbo chegando está conjugado no gerúndio, e a forma verbal tenha terminado está conjugada no pretérito perfeito do subjuntivo.